Saúde dos cabelos: você conhece a tricologia?

A tricologia é uma área da saúde com foco no diagnóstico e tratamento dos distúrbios que afetam essas estruturas, como queda e quebra dos fios, inflamações, infecções e doenças do couro cabeludo.

A especialização da área, ou seja os profissionais tricologistas podem ser dermatologistas, químicos, biólogos, nutricionistas, cosmetólogos, farmacêuticos e outros profissionais que pretendem integrar diversas áreas de conhecimento para uma visão ainda mais amplificada e plena da saúde dos cabelos.

Em quais casos os tricologistas atuam?

Geralmente, os tricologistas são mais procurados para tratar os casos de calvície (alopecia), e outros relacionados a queda de cabelo, sendo a queixa mais comum principalmente dos homens.

Além da queda de cabelo, a tricologia também abrange tratamentos para perda de cabelos após quimioterapia, danos aos fios de cabelo causados por procedimentos estéticos químicos e físicos (como tinturas, colorações e alisamentos), bem como de infecções no couro cabeludo (dermatites), psoríase, micoses e foliculites, entre outras.

Devo procurar um profissional da tricologia?

É importante prestar atenção no couro cabeludo e nos fios, já que uma simples queixa de queda de cabelo por exemplo, pode vir a ser um sinal para outros problemas como tireoide, anemia, deficiência de vitaminas, doenças reumatológicas, entre outras.

Assim, em situações de queda e afinamento capilar, oleosidade ou ressecamento excessivo dos fios, infecções ou inflamações no couro cabeludo, bem como alergias, caspas e descamações, a avaliação de um profissional especialista é fundamental.

Nós, da Clínica Fernando Marques, podemos te ajudar a tratar a queda de cabelo. Entre em contato com a gente através do WhatsApp para saber mais sobre a tricologia (https://linktr.ee/cabeloecourocabeludo) ou venha visitar o nosso centro de tratamento capilar, que fica na rua Gérson França, 17-55, Jd. Estoril, Bauru.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima