Distúrbios da tireoide podem causar queda de cabelo?

É importante ficar atento às disfunções hormonais, que podem ocasionar queda de cabelo se não tratadas

A tireoide é uma pequena glândula na garganta, e como parte do sistema endócrino, produz hormônios que regulam o metabolismo e certas funções corporais, como no coração, cérebro, fígado e rins.

Essa glândula interfere, também, na fertilidade; no peso; na memória; na concentração; no humor; e no controle emocional. É fundamental estar em perfeito estado de funcionamento para garantir o equilíbrio e a harmonia do organismo.

Quais são as principais disfunções da tireoide?

Quando a tireoide não está funcionando corretamente, significa que sua produção hormonal pode ser insuficiente, causando o hipotireoidismo, ou a produção pode ser excessiva, causando o hipertireoidismo.

Geralmente, isso ocorre por doença autoimune, ou seja, o indivíduo produz anticorpos contra a sua própria tireoide, fazendo com que ela funcione menos ou mais. A tireoidite de Hashimoto e a doença de Graves são as causas mais frequentes, causando respectivamente hipo e hipertireoidismo. Ambas pedem o diagnóstico e acompanhamento de profissionais endócrinos.

Como a tireoide impacta a saúde dos cabelos?

Dentre as funções reguladas por ela, estão a manutenção e o desenvolvimento dos folículos capilares, ou seja, o ciclo natural de crescimento, descanso e queda dos fios.

Quando há alterações hormonais, no entanto, a tireoide pode ficar desequilibrada e desencadear o eflúvio telógeno, que ocorre quando os folículos capilares mudam para a fase de descanso muito cedo. E, pode levar à queda de até 70% dos cabelos do couro cabeludo em dois meses.

Existe também a possibilidade de que outras doenças na glândula provoquem outras patologias, ou seja, um efeito cascata que, muitas vezes, pode apresentar queda dos cabelos como sintoma.

Quais são os sintomas da queda de cabelo por problemas da tireoide?

Além da queda dos cabelos, disfunções na tireoide como hipertireoidismo e o hipotireoidismo podem apresentar início de queda em outros pelos do corpo, como sobrancelhas. Acompanhando a queda, outros sinais no couro e fios podem surgir como:

- Cabelo ralo em todo o couro cabeludo;

– Queda de cabelo em manchas circulares lisas;

– Perda de outros pelos do corpo, como a sobrancelha;

– Mudanças na textura do cabelo.

Como resolver os problemas capilares relacionados à tireoide?

Em caso de identificação de algum desses sintomas relacionados à tireoide e cabelos ralos, o primeiro passo a ser realizado é um exame. Assim, é identificado o problema, podendo ser um desequilíbrio da tireoide, como hipertireoidismo ou hipotireoidismo, ou uma condição autoimune que afeta a tireoide.

Se for um desequilíbrio hormonal tratável, além de tomar a medicação recomendada para a tireoide, algumas mudanças na dieta podem ajudar a apoiar seu corpo enquanto ele recupera o equilíbrio. Também é importante consultar um profissional especializado em saúde capilar para tratar os sintomas causados no couro e fios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima